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3 Dicas para vencer a obesidade



A obesidade é um dos grandes "vilões" da qualidade de vida, isto porque, reduz a expectativa de vida, aumenta a chance de doenças como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, artrite, infertilidade e até mesmo alguns tipos de câncer, deixando o organismo em um estado fragilizado. Além da redução do bom humor e da interação social em virtude da desvalorização da autoimagem. A obesidade é medida pelo IMC - Índice de Massa Corpórea, são consideradas obesas pessoas com IMC acima de 30 e obesos mórbidos pessoas com IMC acima de 40. Para saber qual o seu IMC, você deve fazer o seguinte cálculo: Seu peso, dividido pelo quadrado da sua altura, o resultado desta conta, será seu IMC.

Se seu IMC esta acima de 30, é hora de reagir e colocar maior foco em sua saúde!

Os teóricos do Wellness Coaching, que é o coaching focado no bem-estar e qualidade de vida, apresentam três fatores como os principais agravantes na dificuldade de perda de peso:

  • Autoeficácia: O histórico de tentativas frustradas, com dietas "malucas" ou atividades ineficientes, levam o indivíduo a desacreditar de sua capacidade de superação. Neste contexto, o primeiro passo para vencer esta batalha é voltar a acreditar que é possível perder peso e que você é capaz de mudar os seus hábitos;

  • Motivação e Processo de mudança: O segundo desafio é manter-se motivado e constante na reeducação alimentar e prática de atividades físicas. Ocorre que a motivação humana mais poderosa é a que chamamos de intrínseca, ou seja, aquela que esta relacionada a nossa força interior, por ter congruência com nossas crenças e valores pessoais. Portanto, enquanto você estiver em um esforço para emagrecer em virtude de pressões sociais ou broncas do médico, é possível que sua motivação seja vacilante, no entanto, quando você for capaz de identificar uma motivação interior, um propósito maior para emagrecer que realmente te faça desejar intensamente recuperar o peso ideal, você terá um objetivo capaz de te manter motivado mesmo em meio aos desafios;

  • Estados Emocionais: Comer em excesso pode ser uma compensação para baixa autoestima, sentimento de rejeição e ansiedade ou uma estratégia de enfrentamento para lidar com a pressão, o stress e as emoções negativas. A estas estratégias de compensação e enfrentamento emocionais, chamamos de "gatilhos", ou seja, emoções que estimulam a compulsão alimentar.

Uma boa estratégia, a analisar quais são as situações em que você tende a comer mais e quais sentimentos esta sentindo neste momento. Deste modo, você terá maior facilidade em compreender o que o alimento esta compensando e poderá criar outros caminhos mais eficazes para suprir esta necessidade.

Neste processo de combate a obesidade é importante procurar a ajuda de profissionais que possam auxiliar na composição de um programa de atividade física - educador físico, na construção de um cardápio balanceado e com baixa caloria - nutricionista e avaliar a possibilidade de contar com o suporte de um coach para ajudá-lo a identificar quais são os "gatilhos" que estimulam a compulsão, contribuindo para que você desenvolva técnicas de controle. 

Caso identifique que os "gatilhos" estão relacionados a processos depressivos ou outros transtornos emocionais mais significativos é válido procurar a ajuda de um psicólogo, para um acompanhamento mais efetivo do caso.

É fundamental entender e aceitar que a obesidade é uma doença e precisa ser encarada como tal, por este motivo, pede tratamento e acompanhamento médico e psicológico.

Fortalecer seus relacionamentos também será uma contribuição significativa nesta fase, gerando sentimentos de apoio, pertencimento e significado.

Marcar consulta com médicos especialistas citados acima, iniciar uma caminhada ou outra atividade que lhe agrade, reduzir açúcar, carboidratos e frituras, ingerir mais frutas e vegetais, preferir alimentos integrais e beber mais água, são hábitos que irão contribuir com a perda de peso e favorecer a sua saúde.

Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio. _ Hipócrates

Reflita o que você pode começar a fazer hoje para alcançar este objetivo de vencer a obesidade, comece aos poucos, um passo de cada vez. No entanto, entre em ação de forma consistente.


Tenha uma vida significativa!

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