BLOG

Amplie sua empregabilidade


No processo de busca pelo primeiro emprego, recolocação profissional, ou mesmo ao pleitear uma promoção, o nível de empregabilidade do profissional é um fator relevante.

Os especialistas no assunto, definem empregabilidade como a capacidade que um profissional tem de obter, manter e se necessário reencontrar um trabalho satisfatório e gratificante.

A baixa empregabilidade, submete o profissional ao risco de precisar optar por funções inferiores as suas expectativas e capacidades, enquanto o aumento da empregabilidade, significa tornar-se apto a estabelecer objetivos mais desafiadores e alcançar aquilo que você realmente almeja para sua carreira.

Para ampliar o nível de empregabilidade, ou seja, tornar-se mais atrativo profissionalmente, para os recrutadores e gestores, os profissionais precisam ampliar QUALIDADES, como conhecimento (o que sabe fazer), habilidades (o que faz com o que sabe) e atitudes (como faz o que sabe); bem como, atributos pessoais como confiabilidade, integridade, motivação, iniciativa, trabalho em equipe e visão estratégica, pois estes são os pré-requisitos mais valorizados por recrutadores e gestores.

A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO também é um fator importante, pois está relacionada a habilidade que o profissional possui de aplicar suas qualidades de acordo com o contexto, realizando abordagens específicas e efetivas na resolução de problemas e elaboração de estratégias. Pessoas com alta capacidade de mobilização, são aquelas que mais investiram em seu autoconhecimento, ao passo que, quanto mais entendimento o indivíduo tem de seus pontos fortes, maior será a sua percepção de oportunidades e portanto, também será maior o uso e aproveitamento das mesmas. Tudo isto, contribui com a construção de uma comunicação eficaz e portanto, facilita os relacionamentos e o networking.

No entanto, mais do que ter qualidades, conhece-las e saber aplica-las, é importante saber vender tudo isto ao mercado, fazendo uma boa APRESENTAÇÃO de si mesmo ao elaborar um currículo, uma carta de apresentação, participar dinâmicas, entrevista de emprego, avaliação de desempenho ou mesmo solicitar uma promoção.

As CIRCUNSTÂNCIAS pessoais e familiares do profissional, também influenciam seu nível de empregabilidade. Portanto, diante de situações de dividas, problemas familiares, doenças ou qualquer outra circunstância negativa que limite a disponibilidade e flexibilidade profissional, é sempre importante buscar caminhos para minimizar o efeito destas situações em sua atuação e no ambiente de trabalho.

Trabalhar os componentes qualidades, capacidade de mobilização, apresentação e circunstâncias, certamente ampliará o seu nível de empregabilidade, oportunizando o alcance de novos patamares em sua carreira.

Que tal aproveitar estas informações para realizar uma auto avaliação, identificar quais destas quatro áreas precisam ser desenvolvidas e formular um plano de ação para fortalecer suas competências e tornar-se competitivo no mercado de trabalho?

Comece hoje mesmo!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti