BLOG

Como equilibrar vida pessoal e profissional


Segundo pesquisas realizadas no ano de 2007 pela Fundação Dom Cabral, equilibrar vida profissional e vida pessoal, é a maior angústia dos executivos, de modo que, o conhecimento das tradicionais técnicas de administração do tempo já não são suficientes para auxilia-los nestas questões. O excesso de tempo empregado em responsabilidades, pode gerar a sensação de que a vida se resume a funções e obrigações, gerando baixa de energia no indivíduo.

A teoria da integração, defendida pelo Dr. Lindsay Oades, diretor da Australian Institute of Business Wellbeing, orienta que diferente do que defende a visão tradicional de vida equilibrada, onde é necessário identificar as diferentes áreas da vida e dedicar um tempo a cada uma delas de modo mecânico e possivelmente angustiante; a visão contemporânea, defende que na verdade, não se trata de discriminar e isolar as diferentes esferas da vida, mas sim de harmonizar e completar. Portanto, sob um ponto de vista orgânico, o todo consiste na harmonia das partes e não em um agregado de partes, e cada aspecto da vida a exemplo de um organismo vivo, necessita de nutrientes e de condições propicias para florescer harmonicamente, estando estes nutrientes ligados a três necessidades básicas:

  • Autonomia: Necessidade de estar no controle de sua própria vida e agir em harmônia com seu eu interior;

  • Competência: Necessidade de lidar de modo eficaz com o meio que o cerca;

  • Relacionamento: Necessidade de se conectar e interagir com as pessoas, de fazer algo, em benefício do outro.

É portanto necessário, enxergar a vida e os elementos que a compõe de maneira interdependente, compreendendo a importância de que cada atividade reflita nossa essência e esteja em harmônia com as demais. Logo, é importante desenvolver relacionamentos no trabalho e também é importante ter um trabalho congruente com seus valores e habilidades, de modo que o trabalho pode ser mais do que uma troca de atividade por dinheiro, pode ser um espaço onde se constrói relacionamentos, onde se contribui com pessoas e com o meio. Quando sua profissão é congruente com seus reais talentos, suas atividades de lazer também te preparam para ela, é possível que a leitura no momento de descanso, as opções de filmes, documentários e músicas tragam inspiração para o seu trabalho e assim cada parte da vida vai ganhando relação com o todo e se tornando mais equilibrada e prazerosa.

O modelo MANAGER desenvolvido pelo Dr. Oades e colegas, formado pelo acrônimo das palavras: Mindfulness, Aceitação, Nutrir necessidades básicas, Autenticidade, Gestão do Tempo, Estímulo Ambiental e Responsabilidade, visa estimular a satisfação destas três necessidades básicas citadas acima, nas diferentes esferas da existência, conduzindo a superação dos mecanismos defensivos que atuam como obstáculos para obtenção de uma vida plena. Sendo:

  • Mindfulness: Capacidade de viver o momento presente, sem prisões do passado ou anseios relacionados ao futuro;

  • Aceitação: Identificar emoções e comportamentos em si mesmo, com os quais tem dificuldade em lidar e verificar qual impacto esta emoção e seus consequentes comportamentos, exercem nas pessoas, abrindo espaço mental para o novo, novos sentimentos, impulsos e sensações, deixando-os fluir livremente;

  • Nutrir necessidades básicas: Verificar se as três necessidades básicas (autonomia, competência e relacionamento) estão sendo supridas, na vida pessoal e profissional e definir as melhores estratégias para que isto ocorra;

  • Autenticidade: Identificar como os valores pessoais estão sendo aplicados e se existe algum valor importante que não esta sendo satisfeito, buscando promover a congruência;

  • Gestão do tempo: Organizar o tempo dedicado aos diferentes aspectos da vida;

  • Estímulo ambiental: Verificar forças internas e riscos ambientais, que podem favorecer ou dificultar, o processo de atingimento do objetivo e os caminhos para superá-los;

  • Responsabilidade: Avaliar senso de responsabilidade e comprometimento e se necessário, utilizar técnicas para ampliação do ownership (responsabilidade).

A vida não precisa ser separada em momento de lazer, momento de trabalho, momento de relacionamento, momento espiritualidade e etc.

É possível praticar a sua espiritualidade em tudo que você faz, estabelecer relacionamentos em todos os ambientes que você frequenta e desfrutar das atividades que executa.

Reveja sua rotina e a forma de conduzi-la, certamente encontrará caminhos para tornar a vida mais divertida e prazerosa mesmo nos momentos em que realiza obrigações ou segue regras, lembre-se que a chave é fazer parte de ambientes congruentes com seus valores e atuar em atividades congruentes com suas afinidades e competências.

É claro, que novas competências e habilidade sempre poderão ser desenvolvidas, mas estou aqui pontuando, competências do ponto de vista de suas preferências, talentos naturais, coisas que te levam ao "Flow", a trabalhar com prazer, com empolgação, atingindo a sua melhor performance, sem contudo, negligenciar demais áreas de sua vida, mas antes, tornando-se congruentes e equilibradas.


Tenha uma vida significativa!


Em amor,

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti