BLOG

Como saber se devo realmente mudar de profissão?




Mudar de carreira é sem dúvida, um dos acontecimentos mais importantes da vida de uma pessoa, isto porque, afeta sua vida como um todo, afeta a vida das outras pessoas com as quais ela se relaciona, exige grandes esforços e sacrifícios para recomeçar sua trajetória profissional e apesar da possibilidade de trazer grandes recompensas, os riscos também são altos. De modo que, quanto mais radical for a mudança, maior serão os esforços necessários para firmar-se na nova carreira.

Justamente por este motivo, quando a vontade de mudar de carreira surgir, é importante avaliar a consistência deste desejo e entender, se o que você procura é realmente uma mudança de carreira, ou uma fuga das situações de stress e frustração que está vivendo em seu emprego atual.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, com base nos estudos do Career Coaching, a experiência comprova que na maioria dos casos, uma mudança de função, de departamento, ou mesmo de empresa, resolverá a questão. Isto porque, em muitos casos, as pessoas acreditam que precisam mudar de carreira, quando na verdade estão enfrentando problemas de relacionamento com seu gestor, com sua equipe de trabalho, ou mesmo tendo dificuldade em realizar suas tarefas. Neste caso, é importante entender que mudar de carreira antes de mudar atitudes improdutivas, não trará os resultados esperados. É possível que, alguns problemas que influenciaram a sua decisão por mudar de carreira, tenham sido intensificados por suas próprias atitudes, comportamento ou crenças negativas. Ao refletir sobre estas questões, é possível que você compreenda que na verdade o que precisa ser ajustado são os seus comportamentos. Ou, pode ser que de fato você perceba que sua decisão está relacionada a outros fatores e entenda que realmente precisa de uma mudança de carreira. A mudança de carreira é efetivamente indicada para os seguintes casos:

Ao perceber que escolheu a carreira errada, porque desconhecia sua vocação e a incongruência impedem a sua realização pessoal;Ao identificar que escolheu a carreira errada por se basear em fatores externos, como a opinião de outras pessoas ou informações irreais sobre a profissão;Ao entender que suas expectativas mudaram devido a um processo de evolução pessoal, aumento de maturidade ou mudança de perspectiva induzida por um evento traumático;Ao avaliar uma mudança no mercado e perceber que sua carreira está em declínio;Ao conhecer uma nova carreira que não existia antes e com a qual se identificou.Em todos estes casos, será importante avaliar quanto a carreira atual ou a carreira deseja está de fato alinhada ao seu propósito, missão, valores pessoais, e o quanto de você poderá empregar suas habilidades e virtudes ao exercê-la, assim você ampliará sua clareza sobre aquilo que de fato deseja para o seu futuro profissional, evitando frustrações.

Para sentir-se mais confiante em sua decisão de mudança de carreira, liste quais são os cinco principais benefícios desta escolha e verifique se de fato, você não poderia obter estes benefícios simplesmente mudando de função, departamento ou empresa. Se a resposta for não, talvez você realmente esteja no caminho correto ao buscar esta mudança, neste caso, algumas etapas devem ser consideradas para que você tenha sucesso neste processo. Vejamos:

  • Conhecer o mercado: Pesquise sobre o mercado no qual você deseja ingressar, reunindo o maior número de informações possíveis;

  • Validar o desejo de mudança: Após ter uma visão realista sobre o contexto de mercado de sua profissão, avalie se o seu desejo de mudança se mantem, ou se existe um caminho mais adequado;

  • Planeje a fase de transição: Para manter-se motivado ao longo do processo de transição de carreira, é importante que esteja claro quais são os seus objetivos e os caminhos que se fará necessário para alcança-lo. Portanto, defina quais são as ações necessárias para construir a nova carreira desejada, como e quando estas ações serão adotadas. Considere nesta etapa a importância da gestão do tempo, o controle e redução de gastos para suportar a possível redução salarial durante o período de transição, garanta que poderá contar com o apoio de amigos e familiares para oferecer suporte necessário ao longo deste processo.

E lembre-se, você pode contar com o auxílio de um coaching especialista em carreira em sua transição, tornando este processo mais assertivo e seguro. Sucesso!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti