BLOG

Dicas para prevenir a depressão


O pessimista vê em cada oportunidade uma dificuldade. O otimista vê em cada dificuldade uma oportunidade! _ Winston Churchill

Após anos e estudos, o cientista Martin Seligman constatou que todos os depressivos tem estilo explanatório pessimista, ou seja, seu modelo mental é negativo, o que os tornam mais propensos a doenças patológicas como depressão. Em contra partida, um modelo mental positivo é um excelente antídoto para a depressão, uma vez que impede a ruminação que precede a patologia - explica Flora Victoria, embaixadora da felicidade no Brasil, em sua obra Semeando a Felicidade. Estudos da psicologia positiva revelam que a mente tem papel crucial no bem-estar da estrutura do corpo, de modo a impulsionar uma vida mais longa e livre de traumas.

Pessoas positivas se tornam mais motivadas, perseverantes, mais produtivas e consequentemente conquistam mais resultados positivos.

O otimismo é capaz de fortalecer o sistema imunológico e ampliar a capacidade de realização do indivíduo, ao passo que, mesmo diante das perdas e desafios da vida, é possível adotar uma reação positiva, tornando mais breves os momentos de abatimento.

Portanto, um excelente caminho para prevenir a depressão é desenvolver uma mentalidade positiva diante da vida e das circunstâncias, revertendo o padrão negativo, por meio da autoconsciência, da disciplina, do treinamento e da terapia.

Uma vida equilibrada, que respeita os diferentes componentes do seu ser, também contribuirá com a promoção do bem-estar e consequente prevenção de processos depressivos.

Cuide de sua saúde física, aumente a ingestão de água, o consumo de vegetais, prefira alimentos integrais e pratique atividades física. Cuide da sua saúde emocional, reserve tempo para momentos de lazer e pratica do seu hobby, esteja com pessoas que você ama de sua família, trabalho ou amigos e seja grato, aprenda a apreciar a beleza da vida, das coisas e pessoas que te cercam. Agradeça!

Cuide de sua espiritualidade, invista tempo para conectar-se a algo maior que você, conecte-se a sua fé, dedique-se a projetos sociais e ambientais.

Estes hábitos, certamente te conduzirão a um ciclo virtuoso de bem-estar que favorecerá as emoções positivas e te afastará de patologias como a depressão.


Tenha uma vida significativa!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti