BLOG

Entrevista com Romancista Lycia Barros

Atualizado: 28 de Out de 2019


Lycia Barros fala sobre fé, amor e comenta o comportamento dos personagens da trilogia Uma Herança de Amor.

Para incrementar o bate papo sobre relacionamentos, contamos com a participação de uma convidada mais do que especial - Lycia Barros. Romancista consagrada, publicou sua primeira obra em 2010; já no ano de 2011, teve suas obras indicadas a diversos prêmios literários no Brasil e tornou-se apresentadora âncora da primeira edição do evento literário CODEX DE OURO.

Formada em letras pela UFRJ, além de escrever, ministra cursos para novos autores. Em 2012, publicou Uma herança de amor: Quando o fim pode ser o começo (Ed. Ágape) o primeiro livro da trilogia, que há poucos meses de seu lançamento já se tornou sucesso de vendas pelo país.

Em entrevista ao Blog Mulher Autêntica, Lycia comenta o compartamento de alguns de seus personsagens diante do amor, explica ainda sua visão sobre relacionamentos e como a fé faz parte de tudo isto; além de contar um pouco sobre sua própria experiência de vida como esposa e filha de Deus. Confira:


Como nascem os seus romances?


A inspiração está a toda volta. O escritor é um eterno observador do ambiente que o cerca. É claro, muitas vezes usamos experiências as quais passamos ou soubemos que alguém viveu através dos personagens. Mas eu acho que a base de um bom romance está em saber como expressar bem a emoção dos personagens.


Quanto tempo um livro leva para ser escrito e qual o processo?


Em média 4 meses. Tenho um processo totalmente programado começando da sinopse até o esqueleto. Ensino o passo a passo deles no meu curso para novos autores.


Em seu último romance, você descreve a dificuldade de um dos personagens - Adam, em se entregar a um novo amor, ele é muitas vezes grosseiro e arredio, e mais a frente a história revela que a origem desta dificuldade enfrentada pelo personagem é na verdade resultado de traumas que ele viveu no passado. Não muito diferente da ficção, vivemos hoje uma realidade em que as pessoas tem medo de relacionamentos, tanto pelo medo de não serem aceitas, como pelo medo de abusarem de seu amor. Qual a sua visão sobre isto?


Enterrar o passado é algo que deve ser feito regularmente, visto que enquanto estivermos vivendo estaremos sujeitos a situação tristes, desagradáveis e traumatizantes. No entanto, há pessoas que se agarram em um fato como esses e criam um muro em sua mente, isolando-se, com a intenção de não sofrer mais. Porém, acabam perdendo também as melhores fases da vida. Sempre correremos riscos de ser magoados. Mas uma vida que não envolva riscos não é digna de ser vivida.


Qual a visão de Lycia Barros sobre o amor entre um homem e uma mulher fora das páginas da ficção?


O amor de um homem por uma mulher e vice versa é um plano de Deus com um propósito muito específico chamado família. Não acredito que para viver um bom casamento alguém deva viver em um estado de paixão avassaladora. Aliás, a paixão muito pouco tem a ver com o amor verdadeiro.


Você já viveu a sua história de amor?!


Sim, com o meu marido. Como muitos casais, começamos nosso relacionamento baseados na paixão, porém, ao conhecermos juntos o amor de Deus, passamos a admirar e a enxergar um no outro coisas para que jamais havíamos nos atentado anteriormente. E foi a partir daí que fomos unidos por um amor absolutamente altruísta que nos deu certeza de que gostaríamos de passar o resto da vida fazendo um ao outro felizes.


Qual o seu conselho para as jovens solteiras que estão a procura de um relacionamento saudável?


Ame a Deus em primeiro lugar e em segundo ame a si mesmo. Não fique esperando alguém aparecer para que você se sinta completo. Seja completo por si mesmo. Esteja pronto. Não espere a pessoa certa aparecer, SEJA a pessoa certa para ela.


Diferente das histórias de ficção, o que vemos na grande maioria dos casais é que com o tempo o relacionamento se desgasta, as diferenças começam a aparecer e o encanto se perde. Qual o conselho deste seu coração romântico para manutenção de um relacionamento amoroso?


Se esforce. O amor é como uma plantinha que precisa ser regada todos os dias, senão ela morre. Gestos de carinho, de preocupação com o outro e respeito são as chaves de um relacionamento duradouro. Casais sempre têm dias bons e ruins, o importante é que estejam sempre se apoiando e investindo no relacionamento, procurando agradar seu parceiro no que puder, inclusive sexualmente.


O que é de fato o amor para você?


O amor é uma decisão, onde a amizade, respeito e admiração mutua devem sempre prevalecer.

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho de Lycia Barros vale visitar www.lyciabarros.com.br e conhecer suas obras, que são excelentes opções de leitura para as solteiras que curtem um romance bem escrito, do tipo que sempre traz uma moral da história com lições de vida.


Em amor,


#lyciabarros #romancista #romance #literaturaromantica #dicadeleitura #mulheresescritoras

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti