BLOG

Nós somos nossas escolhas



O homem está condenado a ser livre porque, ao vir ao mundo ele se torna responsável por tudo o que faz. Cabe a você dar um significado a vida. _ Satre.

A teoria do coaching defende que, um dos diferenciais de uma pessoa de sucesso, esta em sua capacidade de assumir a responsabilidade por aquilo que deseja, de modo que, pessoas de sucesso não contam com a sorte, nem dependem de fatores externos para atingir seus objetivos, elas decidem o que querem, formulam estratégias e partem para a ação persistentemente até alcançarem o que desejam.

A este senso de responsabilidade por seus resultados, nomeamos Ownership Psicológico, a medida que um indivíduo amplia seu ownership, maior se torna a sua compreensão de que seus objetivos, ações e escolhas os pertencem, logo, sua determinação e empenho também são ampliadas, favorecendo as chances de sucesso.

Pessoas com ownership elevado, tendem a sentir-se mais motivadas pois entendem que o alcance de seus objetivos é resultado de seu trabalho.

Além de ser um fator determinante para a conquista de resultados e o consequente sucesso, o ownership, é um importante instrumento na construção da identidade.

Segundo Allam Waterman, a formação da identidade é um processo de autodescoberta, cujo objetivo é reconhecer e entender nosso “eu verdadeiro” (aquilo que constitui nosso melhor potencial), bem como as maneiras de expressar intensamente esse potencial no modo como escolhemos viver.

Logo, segundo Satre, recusar a responsabilidade pessoal, não assumindo a direção da própria vida, afeta a construção do "Eu verdadeiro", gerando inautenticidade. Isto porque, existir é confrontar-se constantemente com as escolhas relativas ao tipo de pessoa que estamos nos tornando.

A filosofia existencialista defendida por Satre, entende que somos autores de nossa vida e criadores de nosso destino por meio de nossas escolhas, ao passo que assumir a responsabilidade é uma condição básica para qualquer mudança e conquista desejada. Em outras palavras:

Nós somos nossas escolhas!

Somente acreditando ser o dono de sua vida é que você se torna capaz de conduzi-la, caso contrário, estará sempre atribuindo a responsabilidade a outras pessoas ou fatores externos que não estejam

relacionados a sua capacidade de escolha e de ação, ao passo que, tenderá a apresentar baixa motivação, procrastinação e fulga de suas responsabilidades por meio de desculpas e justificativas, tornando-se um indivíduos que vive em negação, culpando circunstâncias, pessoas e adversidades.

O que te torna autêntica, portanto, são suas escolhas e seu comprometimento em alcançá-las. Segundo o filósofo dinamarquês:

Autenticidade é viver o momento honesta e corajosamente, sem se refugiar em desculpas. _ Soren Kurkegaad

Por este motivo, despertar o ownership é uma das funções fundamentais do coach, de modo a estimular o indivíduo a desenvolver um autentico projeto de SER, criando um significado para sua vida e assumindo a responsabilidade por executar este projeto. O processo de ampliação do ownership, passa por algumas etapas, que você pode adotar em sua vida, responder as perguntas abaixo lhe ajudará a gerar reflexões e pensamentos que lhe conduzirão a ampliação de seu ownership. Pratique!

  • Estimular a responsabilidade: O que você pode fazer para atingir o resultado desejado?

  • Conduzir a visão dos resultados desejados: O que você realmente quer? O que é importante em sua vida, carreira e relacionamentos?

  • Induzir a revisão de momentos em que foi exercido o poder de escolha: Quais escolhas você fez, que te trouxeram resultados positivos?

  • Superar crenças limitantes: Quem já alcançou os resultados que você deseja? Quais são as evidências de que é possível superar os obstáculos e conquistar o seu objetivo?

  • Validar crenças autoconcordantes, ou seja, verificar se os objetivos estão alinhados aos valores do indivíduo: Porque é importante atingir este objetivo ou realizar esta mudança?

Sempre que estiver diante de um objetivo, repita estas perguntas, ampliando a sua compreensão do que você realmente deseja e dos fatores motivadores deste desejo, bem como, de sua responsabilidade e capacidade de alcançá-lo.

Tenha uma vida significativa!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti