BLOG

O que a ciência diz sobre felicidade?



Ao analisarmos as maiores ambições e desejos humanos relacionados a saúde, bem-estar, amor, relacionamentos, prosperidade, diversão, alcance de metas e etc, identificaremos que estes são apenas meios para atingir o valor fim, que é na verdade o desejo de ser feliz!

Em 1998 o Dr. Martin Seligman, inovou o campo da psicologia ao observar que o caminho para uma existência plena, esta relacionado a decisão consciente de buscar uma melhor forma de viver, em outras palavras, Seligman entendeu que é preciso aprender a cultivar a felicidade.

O cultivo da felicidade é justamente o campo de estudo da psicologia positiva, que é também uma fonte pioneira de conhecimento sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde mental, com o estímulo a estados emocionais produtivos e ao cultivo de forças.

Seligman resume através do acrônimo PERMA os cinco pilares da construção de uma vida plena:

  • Positive Emotions | Emoções positivas: São um fio condutor para o bem-estar e satisfação e consiste na habilidade de gerar e manter emoções positivas;

  • Engagement | Engajamento: Acreditar que as coisas que você faz valem a pena, de modo a estar comprometido com elas;

  • Relationships | Relacionamentos: As pessoas mais felizes costumam ser a mais sociáveis, relacionamentos saudáveis afetam positivamente todas as áreas da vida humana;

  • Meaning | Significado: Propósito, aquilo que dá sentido às nossas vidas e orienta nossos esforços e objetivos;

  • Accomplishment | Realização: Atingir os objetivos que estabelecemos para nós.

Nenhum destes cinco elementos promove isoladamente o bem-estar subjetivo, mas todos contribuem para ele. O bem-estar, se dá da inter-relação de duas dimensões - a afetiva (reações emocionais positivas e negativas) e cognitiva (aspectos pragmáticos como emprego, posses e saúde).

Deste modo, o objetivo da psicologia positiva é contribuir com a construção de competências para lidar com o meio e intervir nele de forma proveitosa.

O sociólogo e psicólogo Corey Keyes da Universidade Emory, um dos principais pesquisadores da psicologia positiva, utiliza o termo "Florescimento Humano" como um conceito expandido da felicidade, afirmando que um indivíduo, floresce quando esta repleto de emoções positivas e funcionando bem, psicologicamente e socialmente.

Neste contexto, felicidade é o resultado de uma vida em que o indivíduo utiliza seus talentos e potencialidades máximas, satisfazendo seus valores, conforme defendeu Aristóteles.

Ao florescer, as pessoas tendem a ter foco no presente, ampliar a consciência de suas emoções, tornarem-se mais autoconfiantes, flexíveis e empáticas, o que resulta em maior produtividade, sucesso e menos chance de depressão.

O primeiro passo para o florescimento é reconhecer e investir no potencial que se possui, que também pode ser chamado de necessidade de auto realização - definida por Abraham Maslow como o impulso de elevar o próprio potencial ao máximo para buscar uma expressão genuína da essência inerente ao indivíduo.

A expressão genuína de sua essência começa no autoconhecimento, na identificação de sua virtudes, habilidades e competências, e é seguida da identificação do propósito no qual você deseja empregá-las ou seja, sua missão de vida - aquilo que dá significado a sua existência. Quando você tem claro o propósito que rege a sua vida, a escolha dos seus pensamentos, objetivos, relacionamentos e investimento de recursos, são todos guiados por este conhecimento e se tornam congruentes com a sua essência.

Nada te fará tão feliz quanto ser aquilo que de fato você nasceu pra ser e poder partilhar com as pessoas e com o meio que você vive tudo isto. Em contrapartida, a medida que você desfruta dos talentos e habilidades de outras pessoas, você constrói relacionamentos saudáveis e alimenta este ciclo virtuoso.

Em resumo, você alcançaria a felicidade PERMAnente se vivesse emoções positivas, se engajasse no que faz usando suas forças e talentos, possuísse relacionamentos positivos, tivesse um significado, um propósito para sua vida e alcançasse suas metas. _ Flora Victoria.

Você já descobriu quais são as suas forças e talentos? Se sente engajado em uma vida com significado e propósito? Tem construído relacionamentos positivos?

Conte com a ajuda de um life coach neste percurso de autoconhecimento e planejamento de vida!


Tenha uma vida significativa!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti