BLOG

O segredo da mente vencedora




A consciência de que há alternativas possíveis livra o sujeito de um destino imposto pelas circunstâncias, uma vez que o coloca como propulsor da própria saúde e felicidade. Essa autonomia é o que chamamos de supremacia. _ Flora Victoria

Os psicólogos Edward Deci e Richard Ryan defendem o poder das crenças nos resultados que as pessoas obtêm em suas vidas, apontando que o efeito das crenças é superior ao contexto social e a existência ou ausência de recursos.

Pessoas que acreditam ser incompetentes diante das situações tendem a apresentar má adaptação e baixa motivação, que são resultado de uma visão pessimista diante da vida e das circunstâncias, tendem a culpar a si mesmas e a outras pessoas pelos importunos que lhe ocorrem - nomeamos este comportamento de "impotência aprendida".

Em contrapartida, pessoas que nutrem emoções positivas são "imunizadas" a estes comportamentos, apresentando autocontrole interior, motivação superior, uma profunda sensação de significado, menos tensão, mais criatividade e autoestima, melhor aprendizado, menor propensão a sofrer cardiopatias, recuperam-se mais rápido após cirurgias, possuem maior longevidade, maior persistência ao empreender novos comportamentos produtivos e melhor saúde física, sistema imunológico em condições mais adequadas à vitalidade e saúde psicológica. Além disto, tendem a criar relacionamentos de qualidade com outros.

Em outras palavras, as pessoas que acreditam ser capazes e ter autonomia para construir a sua história, mesmo diante de situações de stress conseguem caminhar rumo a ampliação de sua satisfação com a vida, pois não se sentem excessivamente culpadas por suas falhas, compreendendo que existem fatores externos que influenciam seus resultados, além de seus próprias atributos e assim conseguem seguir em frente - nomeamos este comportamento de "otimismo aprendido". Os pessimistas tem uma visão distorcida da realidade, e acreditam estar fugindo de ilusões, quando na verdade, estão negando a própria potencialidade.

Os nomes impotência aprendida e otimismo aprendido, se justificam pelo fato de que, para Seligman as bases psicológicas são constituídas desde a infância, influenciados em grande parte pelos pais. Deste modo, as pessoas tendem a agir da forma pela qual foram condicionadas a agir.

A boa notícia, é que este ciclo de impotência aprendida pode ser rompido, por meio da ampliação da autoeficácia e otimismo, através de ferramentas da psicologia positiva.

De acordo com o Modelo AF desenvolvido por Seligman, existem 5 (cinco) passos básicos para ampliar a capacidade de romper o ciclo vicioso da incompetência aprendida. São eles:

  • Analisar a situação: Com base em dados e fatos analisar a situação, visando compreender o que de fato esta acontecendo e quais são os motivos do ocorrido;

  • Conscientizar-se dos sentimentos: Uma vez interpretado os fatos com clareza, é importante conscientizar-se dos sentimentos que tem nutrido sobre as circunstâncias e sobre si mesmo, compreendendo como estes sentimentos tem influenciado suas ações;

  • Formulação de novos pensamentos: Tendo compreendido os pensamentos negativas e crenças sobre si e sobre as circunstâncias que limitam seus resultados e superação de desafios, é importante que se inicie a prática de adotar novos pensamentos e leituras mais positivas sobre si e sobre as circunstâncias;

  • Promoção de novos estados emocionais: A adoção de pensamentos mais positivos, irão por sua vez, influenciar seu estado emocional e torná-lo mais propenso a positividade e todos os benefícios que ela promove, tornando-o mais apto a superação de desafios e alcance de resultados.

Estas etapas, são na verdade um processo de ampliação do otimismo, que pode ser aprendido. Pesquisas revelam que o otimismo traz muitos benefícios na vida pessoal e profissional e que pessoas otimistas vendem 35% mais que pessoas não otimistas. Conforme afirma Flora Victoria, autora da obra Semeando a Felicidade e embaixadora da felicidade no Brasil - O reconhecimento da nossa própria capacidade de obter sucesso é o combustível para superar obstáculos e atingir objetivos.

Em outras palavras, mude as lentes através das quais tem olhado as situações e toda a sua realidade será transformada, influenciando positivamente também as pessoas ao seu redor.

Qual o seu estilo explanatório? Você tem encarado a si mesmo e as circunstâncias de forma positiva ou negativa? Que tal treinar o seu olhar para enxergar novas possibilidades e obter os resultados que você deseja? No processo de positive life coaching, você terá a oportunidade de viver todas estas etapas de desenvolvimento com apoio de ferramentas cientificamente validadas e de um profissional especializado que te conduzirá neste percurso de mudança de estado emocional, rumo ao alcance de seus objetivos.


Permita-se ser a sua melhor versão!


Em amor,


#psicologiapositiva #impotênciaaprendida #otimismoaprendido #coaching #artigoscarlarabetti

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti