BLOG

Os opostos se atraem?


Já foi comprovado cientificamente os benefícios dos relacionamentos para a saúde física e emocional e sua relação com a qualidade de vida e longevidade.

No entanto, apesar de essencial a vida humana, os relacionamentos continuam a ser também um grande desafio. E qual será de fato o segredo dos relacionamentos que funcionam?

O ditado popular afirma que os opostos se atraem, e de fato, parece que achamos nas diferenças, algo do que não somos e desejamos. Em contrapartida, as mesmas diferenças que nos atraíram, são a causa dos conflitos que tendem a nos separar.

Temos a tendência de diante das diferenças, nos engajarmos em um esforço de tentar corrigir o outro, de provocar uma mudança que torne o outro mais parecido com aquilo que idealizamos.

Essa tentativa mútua de mudar o outro, gera conflitos consecutivos, consequência das críticas e reclamações que transformam a relação em algo pejorativo e desgastante.

Ora, mas se justamente as diferenças atraíram, por que insistimos em destruí-las?

Relacionamentos, não deveriam ser uma tentativa doentia de fabricar "clones", de tornar o outro igual a si, mas antes, um propósito de troca, em que cada um tem liberdade para fortalecer sua identidade, para ser inteiro, pleno e justamente por assim ser, compor uma convivência muito mais enriquecedora.

Para crescer com as diferenças, precisamos estar dispostos a aceitar o que o outro é, pensa e faz, e quando tudo isto destoar do que somos, pensamos e fazemos, será o momento de fazer acordos e concessões.

Estar junto, significa fazer escolhas conjuntas, decidir em parceria, ser "eu", mas agir em e por "nós", então, as escolhas deixam de ser focadas no individual e passam a ser feitas visando o coletivo.

Enquanto eu me empenho em fazer o outro feliz, aceitando algumas de suas exigências ou manias; o outro faz o mesmo por mim e entre acordos e concessões, é possível que se viva em harmonia e caminhe lado a lado. Permanecer junto, exige decisão e esforço, conquistar é um ato diário e permanente de amar o outro.

Os opostos se distraem, os dispostos se atraem. _ (Trecho da Canção de O teatro Mágico)

Existe ainda, um segredo para os relacionamentos que funcionam, eles foram construídos com base em um fio condutor chamado VALORES.

Os valores são a base que norteiam as escolhas e o comportamento humano. São as coisas que elegemos como realmente importantes em nossas vidas.

Pessoas com valores congruentes tendem a relacionar-se melhor e estabelecer uma conexão mais profunda e verdadeira, ao passo que seus objetivos de vida estão alinhados.

Assim, não são de fato as diferenças de hábitos, gostos ou coisas do tipo, que separam os casais, se eles estiverem dispostos a acordos e concessões. O que, de fato, separa os casais é a incongruência de valores, neste caso, os conflitos serão eternos e não haverá concessão possível de ser feita, sem que com isso se anule a identidade do outro.

Relacionamentos onde existe congruência de valores tendem a fortalecer a identidade dos envolvidos, a gerar maior harmonia e serem relacionamentos mais saudáveis.

Portanto, o melhor recurso na escolha de amigos, cônjuges ou mesmo parcerias de trabalho, é conhecer verdadeiramente a pessoa com a qual está se relacionando e verificar se existe comunhão de valores. Se a resposta for sim, siga em frente. A chance de sucesso é real.

Mas, se a resposta for não, ouso afirmar que você caminhará por um período, até que perceba estar ao lado de um desconhecido e envolvida em um relacionamento fadado ao fracasso.

Existe contudo, um pré-requisito, para ter uma compreensão real das pessoas que você deseja que estejam ao seu lado: você precisa saber primeiro quem você é, quais são os seus valores!

A verdade é que relacionamento são sustentados pelo amor. E para amar com qualidade, você precisa começar por você, é na prática do autoconhecimento e do amor próprio que você se prepara para relacionamentos que funcionam. Pense nisto!


Tenha uma boa vida!


#autoconhecimento #valores #relacionamentoamoroso #casamento #coachingdecasal

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti