BLOG

Saiba como tornar-se uma pessoa mais resiliente



Resiliência é um termo originado da física, que se refere a capacidade que alguns materiais apresentam, de absolver impacto e voltar ao seu estado original sem deformação, como o elástico por exemplo. Quando aplicado ao comportamento humano, se refere a habilidade de superar adversidades sem ser afetado por ela de modo negativo ou permanente. De maneira que, pessoas resilientes, sofrem as mesmas angústias e tristezas que as demais, no entanto, apresentam uma capacidade superior de reação e superação as adversidades. Segundo o Dr. Fredrickson, o principal motivo da rápida recuperação dos resilientes é sua atitude positiva, as emoções positivas, ampliam a capacidade de raciocínio e a percepção, contribuindo para que o indivíduo seja capaz de construir sua própria fonte de recursos internos para lidar com as adversidades. Pesquisas revelam, que pessoas que apresentam alta resiliência, são pessoas que cultivam sentimentos de gratidão, compaixão e solidariedade, são portanto, mais focadas no altruísmo e na coragem em vez de concentrar sua atenção nos problemas.

Diane Couto, em seu artigo para a Harvad Business Review, pontuo, que algumas pessoas são mais resilientes que outras, no entanto, afirmou que é possível ampliar a resiliência se assumirmos a responsabilidade por gerenciar nossas emoções, tornando-nos pessoas ativas e não reativas, ou seja, assumindo o controle de nossas vidas e não permitindo que emoções ou estímulos externos ditem nossos comportamentos, sem que paremos para pensar, Sua pesquisa, revelou que além da já citada atitude positiva, existem três comportamentos recorrentes nas pessoas que apresentam alta resiliência. São eles:

  • Aceitação da realidade: Mesmo sendo otimistas, tem profundo senso de realidade, estão sempre com "os pés no chão";

  • Crença inabalável no sentido da vida: Mesmo em meio a situações adversas, se firmam em um propósito maior;

  • Uma incrível capacidade de improvisar: Habilidade de tirar o máximo proveito dos recursos disponíveis e responder com rapidez e criatividade aos desafios. Uso da inventividade, fuga dos caminhos óbvios em favor da busca de soluções.

Diante deste conhecimento, que tal olhar para os desafios que você esta enfrentando hoje, de uma maneira mais positiva, refletindo sobre quais as oportunidades e aprendizados que esta situação traz a sua vida? Que tal usar a sua criatividade para encontrar novas soluções e superar seus limites?

Aceite a realidade, creia em seu potencial, lembre-se de seus objetivos e propósitos e siga em frente!

Fique a vontade em registrar suas aqui nos comentários, terei prazer em responder!

Tenha uma vida significativa!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti