BLOG

Seja a Sua Melhor Versão!

Atualizado: 22 de Out de 2019



Você sabia que ter as suas necessidades básicas supridas, é fundamental para o seu crescimento pessoal? Que existe uma hierarquia de necessidades a serem supridas para que você alcance uma vida plena e atinja o seu desenvolvimento máximo?

Este é o tema do nossa papo de hoje. Vamos compreender um pouco sobre o caminho a ser percorrido para nos tornarmos a nossa melhor versão ou uma versão otimizada de nós mesmos.

Abram Maslow, psicologo americano conhecido por sua famosa teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas - também conhecida como Pirâmide de Maslow, defende que é possível sentir-se plenamente realizado ao atingir o nível máximo de desenvolvimento humano, tornando-se assim a melhor versão de si mesmo e explorando todo o seu potencial.

Maslow mapeou as necessidades humanas e compreendeu que todos temos necessidades similares e que são elas que motivam nossos comportamentos.

Ele identificou inicialmente cinco necessidades essenciais, que depois foram estendidas para oito no modelo atual da pirâmide, conforme podemos ver na imagem abaixo.

Descobriu também, que estas oito necessidades humanas, seguem uma ordem em nossa vida, ou seja, uma hierarquia, de modo que só estamos aptos para migrar para o próximo nível a medida que suprirmos as necessidades do nível anterior.

Daí a importância de conhecermos estas necessidades que norteiam nosso comportamento e nosso processo evolutivo, pois só as conhecendo e trabalhando para supri-las poderemos alcançar novos patamares do nosso desenvolvimento até chegar ao nível máximo, explorando todo o nosso potencial.

Em outras palavras, nosso autodesenvolvimento, esta diretamente relacionado a quanto nossas necessidades são supridas.

📷

As oito necessidades da pirâmide de Maslow, são divididas em dois grupos, no primeiro temos as necessidades básicas e no segundo as necessidades superiores, conforme veremos a seguir, analisando a pirâmide de baixo para cima.


Necessidades Básicas


Estas são necessidades relacionadas a sobrevivência física e emocional, que quando não atendidas podem levar ao adoecimento físico e psíquico, gerando estresse e ansiedade. Portanto, se você apresenta sintomas de doenças psicossomáticas, estresse elevado ou ansiedade, é bastante possível que você não esteja suprindo uma ou muitas de suas necessidades básicas. A sugestão neste caso, é que você dedique um olhar atendo para estas questões e busque supri-las, com isto, você provavelmente terá uma neutralização destes sintomas.

As necessidades básicas, são também chamadas de "necessidades de lidar", pois estão relacionadas a nossa tentativa primária de lidar com a vida, de modo que, sem tê-las suprido, não estaremos prontos para migrar para o próximo nível do desenvolvimento humano onde atendemos as necessidades superiores. Vejamos:

  • 1º Nível: Necessidades Fisiológicas: São nossas necessidades físicas e biológicas relacionadas a sobrevivência do nosso corpo, tais como água, comida, necessidade de dormir, necessidade de oxigênio, regulação da temperatura corporal e etc. Todas as necessidades fisiológicas, são necessidades que podem ser supridas, porém são recorrente, pois uma vez supridas, voltaram a ser necessárias em curto espaço de tempo;

  • 2° Nível: Necessidades de Segurança: São nossa necessidade de sentir que não estamos correndo perigo, de ter abrigo, de sentir que temos proteção contra doenças físicas, contra desastres naturais e contra violência. Também tem relação com a busca por ordem e por justiça. Esta é uma necessidade que não pode ser totalmente satisfeita, uma vez que ninguém esta 100% seguro, ainda assim, é possível sentir-se suficientemente seguro durante a maior parte do tempo;

  • 3º Nível: Necessidades de Amor e Pertencimento: São nossas necessidades sociais e comunicar e se relacionar com outras pessoas, inclui portanto o desejo de ter amigos, um companheiro(a) com quem construir uma vida em comum, a necessidade de pertencer a uma família, um clube, uma vizinhança ou mesmo a uma nação. Assim como a necessidade de contato humano, contato sexual afetuoso, desejo de amar e sentir-se amada(o). Esta é uma necessidade essencial que quando suprida na infância, proporciona o crescimento de adultos confiantes, que conseguem lidar de forma positiva com a rejeição e acreditam no amor; 

  • 4º Nível: Necessidade de Autoestima: São as necessidades de auto respeito e reputação. Esta relacionada a necessidade de ter uma visão positiva sobre si mesmo e também de que outras pessoas nos enxerguem de forma positiva. Incluem portanto, autorrespeito, autoconfiança, competência e confiança de ser estimado por outras pessoas.

Necessidades Superiores


Esta são necessidades de crescimento, relacionadas a autorrealização, a tornar-se o melhor que se pode ser e explorar todo o potencial humano. Esta portanto relacionada a conquista de felicidade e bem-estar. Tende a promover uma sensação de plenitude muito mais significativa e duradoura do que as necessidades primárias.

  • 5º Nível: Necessidade de conhecimento e compreensão: São as necessidades cognitivas, relacionada a nossa necessidade de compreensão das coisas e de ampliação do conhecimento. Esta portanto relacionada ao nosso desenvolvimento intelectual e a busca por diferentes canais de informação. Esta é uma necessidade que afeta as demais, afinal, a falta de conhecimento, afeta a capacidade de conquistar e suprir as necessidades básicas;

  • 6º Nível: Necessidade de estética: São as nossas necessidades de ordem, beleza e simetria, como por exemplo a apreciação de obras de arte, fotografias, danças, músicas e contato com a natureza. Esta não é uma necessidade universal, porém é predominante em alguns indivíduos e para estes, assim como as necessidades primárias, quando não atendidas podem gerar adoecimento;

  • 7º Nível: Necessidade de Autorrealização: Ao atingir este nível de satisfação de nossas necessidades, precisamos ter passado pelos níveis anteriores e estaremos caminhando para explorar nossas potencialidades máximas. Autorrealização, é ser quem você é na essência, fazendo jus ao seu verdadeiro potencial. Neste nível a criatividade, espontaneidade, aceitação,  realização e exploração do potencial são alcançadas. É nesta etapa que começamos a viver o nosso propósito, tendo descoberto aquilo que realmente nos direciona e nos motiva a sentir conexão e pertencimento pleno;

  • 8º Nível: Necessidade de Transcendência: Este é o que Maslow define como o nível máximo do desenvolvimento humano, o que nomeamos no coaching de espiritualidade e que algumas religiões e filosofias orientais nomeiam como iluminação. Neste nível, alcançamos o funcionamento otimizado e passamos a operar em um modelo de vida que realmente nos faz feliz, deixamos portanto de precisar de muitas gratificações ou validações para experimentar bem-estar, pois já estamos experimentando um nível de prazer e satisfação superior. Nesta etapa do desenvolvimento humano já nos descobrimos e realizamos como indivíduo e estamos prontos para olhar além de nós mesmos e contribuir com o outro para que alcancem assim como nós o seu potencial pleno. É nesta fase que experimentamos compaixão, simpatia, empatia e passamos a gastar tempo do nosso dia e esforços de nossa vida para ajudar alguém.

Transcedência é uma consciência universal, uma conexão universal entre cada um de nós e com a Terra na qual vivemos, e que realmente existe uma fraternidade universal, e que por fazer coisas na intenção de ajudar os nossos colegas humanos, em verdade, estamos fazendo muito para ajudar a nós mesmos. _ Instituto Brasileiro de Coaching


Sabotadores da felicidade


Embora a ciência ao longo dos anos tenha revelado diversos estudos que demonstram ser real a possibilidade de crescermos, nos desenvolvermos física e psicologicamente e atingirmos elevados níveis de realização e bem-estar, os estudos apontam que grande parte da população mundial permanece na faixa de sobrevivência suprindo apenas suas necessidades básicas e justamente por este motivo sentem-se frustradas, desmotivadas e sem perspectiva, o que compromete sua autoestima, saúde, relacionamentos e contribuição social.

Maslow estimou que apenas 10% dos americanos estavam atingindo o nível de autorrealização e encontrando o seu propósito de vida, e que apenas 2% estavam realmente satisfazendo todas as suas necessidades de autorrealização. Entre os universitários este número era ainda menor, apenas 1,8% teriam de fato estas necessidades supridas.

Outras pesquisas apontadas por Jay Neblick, trazem um resultado similar - saiba mais no artigo Viva o seu potencial!

Entre os principais fatores que restringem e limitam o nosso desenvolvimento podemos listar:

  • Falta de conhecimento: Não termos os conhecimento necessário para gerir a nossa vida financeira, para cuidar do nosso corpo, emoções e relacionamentos, pode limitar a nossa capacidade de conquista dos fatores básicos dos quatro primeiros níveis da pirâmide. Além de dificultar a gestão destes fatores quando os alcançamos. Por exemplo, a falta de inteligência financeira, pode afetar a nossa capacidade de adquirir riquezas, desta forma, nossas necessidades fisiológicas e de segurança não serão atendidas e tenderemos a ter dificuldade para atingir os próximos níveis do desenvolvimento humano para alcance de realização pessoal;

  • Necessidades Emocionais não supridas: Todos os seres humanos tem cinco necessidades emocionais básicas que são - aceitação, autonomia, limites, respeito e expressão emocional. Quando alguma destas necessidades não são supridas adequadamente na infância e/ou adolescência, elas tendem a nos conduzir a construção do que Maslow chama de Necessidades Neuróticas, que no coaching chamamos de sabotadores ou crenças limitantes. São mecanismos de compensação que desenvolvemos para suprir nossas necessidades não atendidas, porém, mecanismos equivocados que levam a estagnação, ao adoecimento psíquico e desta forma perpetuam um estilo de vida improdutivo que limita o alcance e suprimento das necessidades básicas, gerando estagnação e impossibilitando o alcance de novos patamares do desenvolvimento humano.

Neste caso, é fundamental a busca de informações de qualidade, afim de que, por meio do conhecimento sobre quem somos, como funcionamos e também sobre conquista e gestão de nossas necessidades básicas e superiores, possamos obter o crescimento que desejamos.

Além disto, é fundamental curar a criança interior, justamente por meio do autoconhecimento, compreendendo quais foram as faltas que vivenciamos no passado, que resultaram nas crenças limitantes e nos comportamentos improdutivos que temos experimentado.

Quero portanto, encerrar este papo, afirmando que todos nós seres humanos e portanto você também, dispomos de um potencial incrível e fomos projetados para o sucesso, para vivermos nossa melhor vida e se não a estamos vivendo, é porque, ou nos falta conhecimento dos caminhos e gestão correta, ou nos falta cura nos sentimentos, pensamentos e comportamentos que ainda nos sabotam. Logo, ao ampliar o seu conhecimento sobre as diferentes áreas que compõe o seu ser, o ambiente e as interações humanas e buscar cura interior e física, nada mais precisará ser feito, você florescerá.

Isto porque, sempre que você atende um nível da hierarquia das necessidades, você é automaticamente conduzido ao próximo nível superior, até atingir o seu nível máximo de desenvolvimento.

Busque conhecimento, autoconhecimento e procure viver processos de autodesenvolvimento

Acredite. Você pode, deve e precisa atingir o nível de transcendência humana e assim sentir-se pleno e realizado.

Em que nível da pirâmide de maslow você se encontra?

Em qual destes níveis você precisa colocar foco para atingir novos patamares de desenvolvimento?

Quais são os recursos, ou pessoas que podem lhe ajudar neste processo?

O que você pode fazer para começar hoje a viver uma transformação que te conduzirá ao próximo?


Construa uma vida autêntica!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti