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Técnica para Lidar com Emoções no Ambiente de Trabalho



Existem técnicas para desenvolver emoções positivas e lidar com as situações comuns ao ambiente de trabalho, com o benefício de desenvolver o autocontrole, reduzir o stress gerado por essas emoções e aumentar o equilíbrio interior, que por sua vez contribuirão com o aumento de performance, produtividade, bem-estar e qualidade de vida.

Em seu estudo “Emoções no trabalho: O que as pessoas sentem e como devemos medir isso” a Dr. Cynthia Fisher da Bond University Austrália, indicou que emoções como Irritação e Raiva, Descontentamento e Frustração são as emoções mais comuns ao ambiente de trabalho.

Para as emoções de irritação e raiva, a técnica é interromper os pensamentos automatizados que intensificam o problema e refletir sobre as causas da irritação, perguntando a si mesmo: Porque esta situação esta me deixando fora do controle? Em seguida, procure outros significados e interpretações possíveis para o evento que o deixou irritado. Frequentemente o motivo da irritação esta relacionado ao comportamento de outra pessoa que julgamos ter agido de má fé, ao refletir sobre outras possibilidades que teriam desencadeado o comportamento, admitimos a possibilidade de contribuir com um comportamento diferente. Algumas reflexões interessantes neste processo são: Será que eu fui claro o bastante?, Será que ele entendeu o que eu disse?, Será que houve algum imprevisto? A verdade é que grande parte dos conflitos são causados por problemas de comunicação, portanto, se pararmos para fazer estas reflexões e explorar outras possibilidades, ampliaremos os recursos de resolução do problema.

Se o caso for de descontentamento e frustração, é importante entender que estas emoções muitas vezes não apresentam uma origem específica, mas são manifestas como uma insatisfação generalizada em relação ao emprego e ao chefe. No entanto, pesquisas revelam que na maioria das vezes o grande fator de origem da insatisfação é a falta de objetivos claros. Isto porque, pessoas que buscam seus objetivos com clareza, são mais motivadas e propensas a lidar com seus problemas de forma positiva. O primeiro passo neste caso é identificar as reais causas do descontentamento e da frustração, avaliando se os seus objetivos estão claramente definidos, o quanto você esta motivado para atingi-los e o que tem feito na prática para chegar lá. Estas reflexões trarão uma nova direção que contribuirá com o alcance de soluções. Portanto, refletir sobre seus pensamentos e atitudes, ampliar a empatia e capacidade de comunicação, bem como ter objetivos claros são os principais recursos para lidar com o dia a dia do ambiente de trabalho com sucesso, minimizando os conflitos e ampliando a performance e bem-estar. Agora que você já tem estas informações, que tal colocá-las em prática? Reflita sobre como você tem reagido as situações do ambiente de trabalho, e o que você pode fazer de diferente a partir de hoje com as informações que você recebeu, para obter resultados mais positivos.

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