BLOG

Vida plena na terceira idade



Na medida que envelhecemos, as partes incompletas de nossas vidas sugerem novas formas de reconstrução e de excelência. _ Paul Baltes

Segundo o psicólogo alemão especialista em desenvolvimento humano e psicologia do envelhecimento – Paul Baltes, o desenvolvimento humano continua na fase madura.

De acordo com a teoria para a velhice bem-sucedida, chamada SOC, formada pelo acrônimo Seleção, Otimização e Compensação, o segredo para uma velhice saudável esta em:

  • SELECIONAR e perseguir objetivos que promovem a satisfação e realização pessoal;

  • OTIMIZAR recursos e capacidades, fazendo uso das vantagens da terceira idade, como por exemplo, maior experiência, mais tempo livre, mais compreensão e entendimento, menos stress, menos deveres e compromissos com os outros;

  • COMPENSAR fraquezas e déficits, minimizando os riscos de saúde física, emocional e mental, para isto é importante ter um plano de saúde integral.

O Dr. Mason Durie, desenvolveu um programa de saúde integral utilizado no mundo todo, que foi construído com base na observação do povo nativo da Nova Zelândia, consiste em uma visão holística de saúde, utilizando o modelo Where Tapa Wha, que na língua maori significa “os quatro cantos da casa”. Neste modelo, entende-se que a saúde é estruturada em quatro pilares:

  • Saúde Psicológica Com Foco nas Emoções: Relacionado a equilíbrio, confiança e saber lidar com as próprias emoções e com as emoções das outras pessoas. Está relacionado a crenças positivas, autocontrole, autoestima e inteligência emocional;

  • Saúde Física e Mental: Cuidados com o corpo e com a mente, considerando atividades estimulantes e programas de alimentação saudável. Os neurônios diminuem com o tempo, e uma forma de compensar, isto é, produzindo novos neurônios, estimulando o cérebro por meio de exercícios, atividades, novas experiências e desafios. Por este motivo, nesta etapa é tão importante realizar atividades físicas, dieta equilibrada e gerir as emoções para manter-se motivado e energizado. Alguns estudos revelam que determinados ingredientes melhoram a elasticidade, hidratação e firmeza da pele reduzindo o surgimento de rugas e manchas, além de garantir a saúde dos cabelos e unhas. Entre os principais nutrientes essenciais na terceira idade, estão:

- Água: Melhora a estética e garante o bom funcionamento intestinal;

- Consumo diário de linhaça: Colabora com o funcionamento intestinal e reduz os sintomas da menopausa;

- Iogurte natural vegetal: Equilibra a flora intestinal, melhorando a absorção dos nutrientes;

- Consumo de selênio: Presente nas castanhas do pará, nozes e amêndoas. Auxilia no humor, contribuindo com o controle de depressão, irritação e ansiedade;

- Aminoácido Tirosina presente nos ovos e no tofu: Contribui com a produção de neurotransmissores que promovem o estado de alerta e de alegria.

  • Saúde Espiritual: Questões que transcendem o aqui e agora, não estando necessariamente ligado a religião, mas que fazem com que o individuo encontre significado em sua existência;

  • Saúde Familiar: Relacionamentos familiares de qualidade. Questões mal resolvidas podem gerar problemas a todas as outras dimensões da saúde.

Você já desenvolveu um plano de objetivos para a sua velhice? Já identificou quais são os pontos a serem otimizados e os pontos a serem compensados para que você tenha qualidade de vida e bem-estar nesta fase?  Que tal começar agora?

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti