BLOG

Viva o seu potencial

Atualizado: 28 de Out de 2019



Os homens embarcam nos trem, mas não sabem mais o que procuram! _ Saint Exúpery

Uma pesquisa realizada por Jay Niblick, em 23 países, com 197 mil pessoas, ao longo de 7 anos e reforçada por outras pesquisas realizadas por Harrison e pela Universidade de Chicago, revelou que mais de metade das pessoas entrevistas estão:

  • Insatisfeitas com seu nível de performance no trabalho;

  • Frustradas ou presas em seus trabalhos;

  • Sem paixão ou sentindo-se vazias com o que fazem.

Isto significa que no mundo inteiro, as pessoas estão infelizes com o que fazem, ou com a situação que estão vivendo. Se identificou?

Porém, este mesmo estudo, revelou um dado importantíssimo! As pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm duas características comuns:

  1. Alto nível de autoconsciência;

  2. Autenticidade.

Este estudo, revelou ainda, que por terem estas duas características, estas pessoas obtinham maior resultados que as demais, com menor esforço.

Incrível, não é?

E o que seria ter autoconsciência e autenticidade?


Autoconsciência


O dicionário Aulete Digital, define autoconsciência como:

ConsciênciaConhecimento que se tem de si mesmoConhecimento das próprias motivaçõesConhecimento dos próprios conflitos interioresAutoconhecimento

Jay Niblick, por sua vez, orienta, que todos nós temos talentos mentais naturais, que são baseados na forma como a nossa mente foi constituída, ou na rede de neurônios que possui, definindo a nossa forma de pensar e tomar decisões.

Segundo Niblick, embora, possam sofrer alguma mudança ao longo nossa vida, nossos talentos mentais naturais tendem a ser algo mais permanente.

Portanto, no contexto deste estudo, ter autoconsciência significa:

Saber quais são os seus talentos mentais naturais;Saber como você toma decisões.

E você. Sabe quais são os seus Talentos Mentais Naturais? Sabe quais fatores influenciam as suas decisões? De 0 a 10 como está o seu nível de autoconhecimento?


Autenticidade


Autenticidade, segundo o dicionário Aulete Digital, é uma qualidade de carácter:

de quem é autentico;do que não é falso;do que não é forjado, nem sofreu adulteração.

Autenticidade, tem a ver com veracidade!

Niblick, por sua vez, defini autenticidade como o quão bem você incorpora seus talentos naturais. Relacionando autenticidade ao que você faz e como você faz. Em outras palavras, autenticidade revela:

O quão conectado você está a sua essência;O quanto isto se reflete em quem você é, o que você faz e como faz.

Você se sente uma pessoa autentica? Sente que não apenas conhece os seus talentos naturais, como os incorpora em tudo que você é e faz?


Maior resultado com menor esforço


No início deste artigo, descobrimos que as pesquisas de Neblick apontam que as pessoas de sucesso obtém maior resultado com menor esforço, por terem duas características comuns: Autoconsciência e Autenticidade. Você deve estar se perguntando: Porque isto acontece?

Isto acontece, porque quando você trabalha com seus talentos naturais, suas paixões estão engajadas. Ou seja, uma vez que você conhece seus talentos e atua nas diferentes áreas de sua vida com aquilo que é de fato seu potencial nato, sua performance vem de maneira natural, logo, o esforço é menor.

O aprendizado se torna mais leve, as rotinas mais agradáveis e seu nível de motivação é ampliado.

O contrário também é verdadeiro, quem não emprega seus talentos mentais naturais, justamente por não ter autoconhecimento, tende a apresentar índices maiores de cansaço, stress e desmotivação. Isto porque, realizam um esforço muito maior do que as pessoas que atuam de forma autêntica.

É como caminhar naquilo que é contrário à sua natureza. Entende? Por este motivo, se torna pesado e cansativo.

E você? Tem se sentido motivada, energizada? Sente que obtém mais resultado do que o esforço que emprega? Ou ao contrário, se sente cansada, estressada e desmotivada?


Flow


O psicólogo e pesquisador Mihaly Csikszentimihalyi, realizou um estudo sobre as raízes da felicidade, que apresentou um resultado semelhante ao apresentado por Neblick.

Ele descobriu um estado otimizado de performance que nomeou de FLOW ou FLUXO em português, quando o indivíduo experimenta alto nível de motivação, concentração e energia.

Os cientistas da Universidade de Chicago, consideram o flow, algo muito semelhante a felicidade e concluíram portanto, que quanto mais um indivíduo vive em estado de flow, maior será a sua qualidade de vida e sua sensação de felicidade.

Curiosamente, os estudos demonstram, que a maioria dos entrevistados entravam em Flow quando estavam trabalhando, empenhando seus talentos naturais ou seja, sendo autênticos.

Você já experimentou este estado de fluxo? Já sentiu êxtase ao realizar uma atividade, estando completamento focada e segura do que estava realizando? Já perdeu a noção do tempo, sentindo-se profundamente motivada?


Como viver de forma autêntica e experimentar flow?


Nós não nascemos com autoconsciência e autenticidade, estas são características desenvolvidas. Portanto, para obtê-las, precisamos nos dedicar a um processo auto investigativo.

O primeiro passo é tomar a decisão de ampliar a sua autoconsciência para assumir a gestão de sua vida de forma afetiva e assim obter o dobro da performance com metade do esforço.

Segundo Neblick, para ampliar a autoconsciência, é importante que o indivíduo tenha compreensão, sobre Suas Preferências Comportamentais, Suas Motivações e Seus Atributos. Veja:

  • Preferências Comportamentais: Os seus comportamentos, ou seja, a forma como você faz as coisas, revela a parte observável de quem você é;

  • Motivação: Os seus valores, apontam os motivadores dos seus comportamentos, são eles que revelam porque você faz o que faz; 

  • Seus Atributos: Aquilo que você faz, é resultado de decisões que acontecem no nível inconsciente e na velocidade do pensamento, portanto, tem a ver com seus talentos naturais. É o que chamamos de comportamentos não observáveis. 

Pessoas com autoconsciência e autenticidade, reconhecem as situações que lhes fazem ter sucesso e isso torna mais fácil encontrarem maneiras de alcançar os objetivos que se ajustem ao seu estilo comportamental. Também, entendem suas limitações e onde não são eficazes, o que as auxilia a compreender onde não ir ou como não devem agir. Aqueles que entendem suas preferências de comportamento natural são muito mais propensos a buscar as oportunidades certas, da maneira certa, no tempo certo e, assim, obter os resultados que desejam. _Jay Niblick

Comece observando a forma como você se comporta, o que influencia suas decisões, quais são as coisas que realmente importam para você e quais atividades você realiza com maior facilidade.

Peça feedback para as pessoas a respeito de como elas te enxergam, quais características apreciam em você.

A medida que for assimilando estas informações, comece a fazer mais do que você ama e libere seu potencial, chances são de que você descubra paixões e passando a deixá-las fluir mais livremente em sua vida, passe a atuar de forma mais autêntica ampliando os momentos de flow.


Que amor e paz guiem sua vida!


Em amor,


#felicidade #bemestar #pesquisasjayneblick #vidaautentica #artigoscarlarabetti #flow #autoconsciencia #psicologiapositiva #analisecomportamental #assessmentadv

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti