BLOG

Sucesso é ser você!

Atualizado: 24 de Nov de 2019



Um músico deve fazer música, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, se for para estar em paz consigo mesmo no fim. _ Abraham Maslow


O conceito de sucesso


Você é uma pessoa de sucesso? Sim ou Não?

Com base em quais parâmetros você responde a esta pergunta?

É possível que você se baseie nas coisas que você fez ou conquistou, neste caso, você poderá se considerar um sucesso se tiver conquistado títulos, reconhecimentos ou se tiver muitos bens, e um fracasso no caso oposto.

Também é possível que você avalie o seu nível de sucesso por comparação, com base naquilo que as pessoas do seu meio fizeram e conquistaram, com base naquilo que celebridades fizeram ou conquistaram, ou até mesmo com base na expectativa de outras pessoas a seu respeito, neste caso, mesmo tendo conquistado muito, você tenderá a sentir que algo lhe falta.

Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido. _ Albert Einstein

Talvez esta avaliação sobre o sucesso se torne mais efetiva se usarmos como exemplo objetos inanimados, ao passo que, se eu te perguntar o que faz um refrigerador ser um sucesso, você provavelmente me dirá, que refrigerar bem os alimentos, consumindo o mínimo de energia e sem produzir ruídos; porque este é o propósito de um refrigerador e ao cumprir o seu propósito, ele então se tornará um sucesso.

De igual modo, ao perguntar sobre o que torna uma pessoa um sucesso, poderíamos deduzir que fazer o que ela deve fazer, viver sua missão a torna um sucesso.


O segredo da felicidade


Inicialmente os filósofos acreditavam que felicidade, estava relacionada exclusivamente a uma vida prazerosa, repleta de emoções positivas e conquistas. No entanto, estudos recentes da psicologia positiva apresentados pelo cientista Martin Seligman, revelam que existe um segredo para tornar-se uma pessoa realizada e portanto feliz, e consiste em utilizar suas forças e virtudes em seu potencial máximo.

Forças e virtudes, são suas competências, habilidades, seus valores; portanto, em outras palavras é possível afirmar que, o segredo para que se construa uma vida significativa é SER VOCÊ! Somente os autênticos, podem de fato alcançar o sucesso genuíno.

Ser autêntico tem a ver com descobrir o seu propósito de vida, a missão a qual você quer dedicar os seus dias e quais os valores que nortearão esta escolha.

Outro cientista chamado Mihaly Csikszentmihalyi, revelou que existe um nível de funcionamento otimizado no qual as pessoas acessam máxima satisfação e performance, ao qual nomeou Flow - Fluxo, algo que ocorre quando ao realizar determinada atividade, o tempo para, a fome passa e todas as coisas se tornam menos importantes, porque você está simplesmente fazendo algo que ama - cumprindo seu propósito.

As pessoas não são indolentes. Elas simplesmente têm metas impotentes - isto é, metas que não as inspiram. _ Anthony Robbins

Entrelaçando estes fatores que favorecem a felicidade, temos o significado e o senso de pertencimento a um propósito maior - além de você mesmo, ao que também chamamos de transcendência. Ou seja, uma pessoa plena, será aquela que utiliza o seu propósito pessoal em favor de um propósito coletivo e superior a si mesmo.

Esta transcendência é o senso do coletivo, conexão e senso de pertencimento com o universo, com o nível espiritual da existência.

A felicidade esta dentro de você! _ Eckhart Tolle

Neste contexto, ser uma pessoa de sucesso, é tornar-se capaz de estabelecer uma conexão espiritual com o Universo, seus habitantes e seu Criador, e assim ter uma visão ampliada do propósito universal e entender o seu papel dentro deste propósito.

Ao compreender o seu propósito e significado (transcendência), você floresce!

Isto tem a ver com o coletivo, que parte de uma descoberta pessoal e individual.

Quando reflito sobre esta questão, do ponto de vista espiritual, gosto de pensar sobre uma citação bíblica dita por Jesus, que diz que devemos amar ao próximo, como a nós mesmos, porque é do individual para o coletivo que as coisas acontecem e não o contrário.

Para curar o mundo, é preciso curar primeiro o meu mundo e ao atingir meu estado otimizado, chego a um momento de plenitude, em que tenho algo a oferecer como contribuição e fazendo isto, cumpro meu propósito e me realizo, e este circulo virtuoso é positivo para todos, ele gera felicidade.

No entanto, quando esta ordem é invertida, o que acontece é a autossabotagem, uma vez que, desconhecendo o seu próprio caminho, você passa a caminhar no caminho de outra pessoa, passa a atender prioritariamente necessidades que não são suas e assim sente-se frustrada e sobrecarregada, vivendo em dependência das decisões de outras pessoas, ao que também chamamos de codependência, e este é tema para um outro artigo.


Funcionamento otimizado


Descobrir seu propósito e conectar-se a um propósito maior, pode não ser suficiente para que você viva este propósito, isto porque, é preciso que você tenha os recursos necessários para florescer a sua essência. Na verdade, todos estes recursos já estão disponíveis mas você precisa saber potencializá-los e utilizá-los como combustíveis para que você seja capaz de realizar o que deve e deseja realizar.

Nossos corpos são nossos jardins... nossas vontades são jardineiros. _ William Shakespeare

Nosso organismo, é uma máquina viva e dinâmica que precisa ser ativada diariamente.

Voltando ao exemplo do refrigerador, por mais claro que esteja o fato de o refrigerador existir para refrigerar, e toda a sua composição material e elétrica estar condicionada para fazer isto, são necessárias algumas condições ou recursos mínimos para que o refrigerador funcione, como por exemplo eletricidade. A falta de eletricidade comprometerá o seu funcionamento, tanto quanto, um problema na estrutura ou a falta de uma peça por exemplo.

A questão é, se parte do projeto não funciona, todo o projeto é comprometido.

De igual modo, precisamos entender, que somos seres trinos, somos um composto de pessoa física, pessoa psíquica e pessoa emocional, e que portanto, todo o funcionamento da máquina humana, esta interligado e se influência mutualmente.

Logo, para atingirmos um estado de plenitude e abundância, se faz necessário que tenhamos um funcionamento equilibrado - otimizado e isto nos conduzirá a atingirmos a nossa melhor versão, a vivermos nosso propósito em sua totalidade.

Deste modo, para obter sucesso e realização, devemos considerar as leis da saúde física, alimentando-nos corretamente e praticando atividade física, devemos estimular igualmente nosso cérebro buscando aprendizado e evolução e adotando pensamentos e uma postura positiva diante da vida, devemos cuidar da nossa espiritualidade, fortalecê-la.

Perceba que se seus pensamentos são saudáveis, suas emoções e seu corpo serão positivamente influenciados, se seu corpo é saudável, seus pensamentos e emoções serão positivamente influenciados, o seu organismo esta a todo momento influenciando e sendo influenciado pelas diferentes partes que o compõem.


O dinheiro e a felicidade


A velha questão sobre a relação do dinheiro com a felicidade, ainda permeia nossa sociedade.

O documentário Happy da Netflix, apresenta interessantes resultados sobre pesquisas realizadas no EUA, que revelam que o crescimento econômico da população não resultou em um aumento da felicidade.

Eu acho que todo mundo deveria ficar rico, famoso e fazer tudo o que sempre sonharam, para que possam ver que essa não é a resposta. _ Jim Carrey

Em contrapartida, estudos da Knox College, indicam que pessoas com motivação intrínsecas - aquelas que se baseiam no crescimento pessoal, relacionamentos e no senso de ajuda, tem menor índice de depressão e insatisfação com a vida e apresentam maior vitalidade; enquanto pessoas com motivação extrínseca - Dinheiro, Imagem e Aparência são mais infelizes.

Neste contexto, tornasse claro, que o dinheiro não é o fator fundamental da felicidade, no entanto, ele faz parte das ferramentas de suporte a realização pessoal, ao passo que fornece recursos para que você cuide de maneira adequada do seu corpo, invista em instrução para o seu intelecto e contribua com a suas emoções por meio da interação social, ampliação de cultura e lazer. O dinheiro é portanto, um meio e não um fim.


Condições adversas


Existe duas crenças equivocadas que interferem na construção de uma vida significativa e estão relacionadas ao tempo e as circunstâncias.

A crença limitante, sobre o fator tempo prende pessoas ao passado ou ao futuro, de maneira que tendem a acreditar que possuem um prazo de validade e que de alguma maneira, pode ter ficado tarde para exercerem o seu dom e viverem uma vida com propósito, ou então, que é cedo demais e não estão preparadas o bastante e devem portando aguardar um momento futuro, deixando assim de viver todas as possibilidades do momento hoje, do agora.

É vivendo que se vive, é na pequena construção diária que o autoconhecimento se amplia, que os talentos são lapidados e a existência ganha o seu significado.

Também nos limitamos em relação as circunstâncias, correndo o risco de estar sempre aguardando as circunstâncias ideais para vivermos o nosso propósito.

O homem não é criação das circunstâncias. As circunstâncias é que são criação dos homens. _ Benjamim Disraeli

A crença limitante, sobre o fator circunstância, leva pessoas a acreditarem que em virtude de sua condição de vida, de suas limitações ou dificuldades, não serão capazes de realizar seus sonhos, ou mesmo de oferecer algo ao mundo. No entanto, quantas histórias de vida, revelam justamente o contrário.

O maestro João Carlos Martins, é um excelente exemplo de alguém que superou as limitações físicas com a força do seu propósito e mesmo com as mãos atrofiadas e doloridas, continuou a tocar piano e se tornou um dos grande maestros nacionais.

A jovem Mandy Harvey amava cantar e fazia isto desde os 4 anos de idade, até que aos 18 anos teve um problema de saúde e ficou surda, ainda assim, decidiu fazer algo mais do que apenas desistir, e aprendeu a sentir as vibrações da música, voltou a tocar e cantar e chegou a semi final de um importante concurso de musica internacional.

No Brasil, temos uma associação de pintores de bocas e pés, pessoas deficientes, que mesmo não tendo as mãos, foram capazes de superar suas limitações e produzir a arte que estava em seus corações.

E quanto a você: Quais as paixões que te movem? Qual o seu propósito e missão?

Pense nisto. O mundo precisa do seu dom!


Que  amor e paz guiem sua vida!


Em amor, #felicidade #happy #bemestar #realizaçãopessoal #psicologiapositiva #vocação #autoconhecimento #autopercepção

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti