BLOG

Você conhece suas forças e virtudes

Atualizado: 22 de Out de 2019




Quando uma pessoa é capaz de integrar valores, sentimentos, pensamentos e ações em um todo harmonioso, surge então uma sensação sólida de significado que motiva o engajamento dela em relação à própria vida. _ Flora Victoria

O conceito de Flow apresentado pelo cientista Csiksentmihalyi no ano 2000, ficou mundialmente conhecido, por juntamente com a classificação das forças de carácter e virtudes humanas, tornar possível compreender como as pessoas florescem - atingem seu estado de funcionamento otimizado e bem-estar.

Entre as principais descobertas, estão o fato de que o florescimento é um processo que exige coerência interna e o compromisso com um propósito, de modo que, a medida em que o indivíduo evolui em seu autoconhecimento e vive em harmônia com sua verdade interior, evoluirá também em seu nível de bem-estar, felicidade e engajamento.

Segundo o conceito de Flow, ao cumprirmos algo que possui forte propósito, entramos em um nível elevado de concentração em que o tempo passa mais rápido e experimentamos profunda satisfação com o que fazemos por sua relevância em nossas vidas. Nos tornamos engajado, o que significa que entramos em um estado de profunda motivação para encarar os desafios da vida, que resulta em mais energia física, mental e maior entusiasmo.

Pessoas engajadas, tendem a apresentar melhores resultados nos estudos e na vida profissional, sendo mais autoconfiantes, comprometidas e apresentando um menor índice de stress e portanto, uma alta performance. A saúde também é beneficiada pelo senso de pertencimento e utilidade social e por fim, os relacionamentos tendem a ser mais bem-sucedidos, uma vez que ao identificar suas forças, os indivíduos tendem a ampliar sua capacidade de reconhecer e apreciar as forças das pessoas que o rodeiam.

Esta coerência com seu propósito de vida, seus valores e virtudes, além de gerar engajamento, conduz o indivíduo ao entendimento de sua capacidade de transformação e ação sobre o mundo, afastando-o do vitimismo.

Neste contexto, o entendimento das forças de caráter, que são as melhores qualidades das pessoas, é fundamental. Pessoas que usam suas forças para atingirem objetivos possuem chances muito maiores de serem bem-sucedidas e também se sentirem mais realizadas e felizes com os resultados que atingem. Segundo o Via Institute, as forças de caráter são universais e foram distribuídas em 6 grupos de virtudes, por meio da observação dos hábitos culturais de várias civilizações ao longo dos séculos. São elas:

  • SABEDORIA E CONHECIMENTO: Aquisição e uso do conhecimento. As forças de caráter desta virtude são Criatividade, Curiosidade, Critério, Amor ao Aprendizado e Perspectiva;

  • CORAGEM: Exercício da vontade de atingir objetivos diante de oposição externa ou interna. As forças de caráter desta virtude são Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade;

  • HUMANIDADE: Relacionado a forças interpessoais que envolvem cuidar dos outros e criar laços de amizade. As forças de caráter desta virtude são Amor, Generosidade e Inteligência Social;

  • JUSTIÇA: Relacionado as forças cívicas que fundamentam a vida saudável em comunidade. As forças de caráter desta virtude são Trabalho em equipe, Justiça e Liderança;

  • TEMPERANÇA: Forças que protegem dos excessos. As forças de caráter desta virtude são Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole;

  • TRANSCENDÊNCIA: Relacionado as forças que fazem conexões com o universo maior e proporcionam significado. As forças de caráter desta virtude são Apreciação da Beleza e da Excelência, Gratidão, Esperança, Humor e Espiritualidade.

Quais são as suas principais forças de caráter? Descubra realizando o assessment gratuito Via Survey da Via Institute e amplie seu autoconhecimento. Clique aqui e faça agora mesmo!

Caso queira saber mais sobre este assunto, é só registrar suas dúvidas nos comentários deste post e será uma alegria interagir com você.

Construa uma vida autêntica!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti