BLOG

Você esta no controle da sua vida?


O psicólogo americano Julian Rotter, desenvolveu um conceito amplamente utilizado na psicologia chamado LOCUS DE CONTROLE, que se refere ao local onde o indivíduo situa o poder de controle sobre o que acontece em sua vida, podendo ser interno ou externo.

Pessoas com o Locus de Controle Externo, acreditam que sua vida é determinada por circunstâncias e fatores alheios a sua vontade como sorte ou ação de outras pessoas e por este motivo tendem a ser inseguras e a sofrer a pressão dos estereótipos sociais, buscando sempre a validação dos outros e assim descartando sua individualidade – características que tornam cada indivíduo único e singular. Este comportamento, compromete sua capacidade de desenvolver competências e bloqueiam seu potencial. Além disto, pessoas com este perfil tendem a encarar a vida de uma forma negativa, sempre culpando pessoas e circunstâncias pelas coisas que lhes acontecem.

Já as pessoas com Locus de Controle Interno, acreditam que sua vida é determinada por seu próprio comportamento e portanto, assumem a responsabilidade por seu atos, são autoconfiantes e encontram validação em si mesmas, o que as torna menos vulneráveis as pressões externas. Neste caso, o risco está em exagerar na “dose”, o que pode tornar pessoas com este perfil, inflexíveis, pouco propensas a ouvir opiniões, aceitar feedback e admitir os próprios erros aprendendo com eles.

Já pessoas com o Locus de Controle Interno, tendem a alcançar mais facilmente seus objetivos e sentirem-se realizadas. Isto se deve, a sua capacidade de assumir responsabilidade por seu próprio sucesso e confiarem em si mesmas.

Para ampliar o Locus de Controle Interno, é importante questionar suas crenças sobre sorte ou destino, e confiar que ao adotar novas ações e comportamentos mais positivos e proativos, você se torna capaz de conquistar os resultados que deseja.

É fato, que somos afetados pelas circunstâncias que nos cercam, ainda assim, temos o poder de decisão sobre como reagiremos a elas, para continuar caminhando rumo aos nossos objetivos.

Neste processo, também pode ser interessante compreender melhor conceitos sobre Autoeficácia, Solução de Problemas e Administração de Conflitos, desenvolvendo assim, as habilidades necessárias para obter o sucesso que deseja.

Quem tem controlado sua vida? As circunstâncias, fatores externos ou você?


Tenha uma vida significativa!

0 visualização

 São Paulo - SP - Brasil

Atendimento Presencial e On-line

Siga nas redes sociais!

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti