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Você tem flexibilidade psicologica?



Não são os mais fortes que sobrevivem, são os mais adaptáveis. _ Charles Darwin

Você é capaz de adotar novos comportamentos? Mudar de opinião? Aceitar o novo?

A Flexibilidade Psicológica, consiste em um amplo conjunto de habilidades, que permitem ao indivíduo, lidar da melhor forma possível, com o meio no qual ele esta inserido, adaptando-se, mantendo o equilíbrio entre seus desejos e necessidades, e desenvolvendo um repertório eficaz de comportamentos.

A essa habilidade também chamamos de Growth Mindset, que em português se traduz por "Atitude Mental Expandida"; o oposto disto é o Fixed Mindset, que se traduz por "Atitude Mental Enrijecida", na qual o indivíduo não se abre ao crescimento ou evolução, sendo mais resistente a mudança e ao aprendizado. Pessoas que operam no modelo Fixed Mindset, além da baixa propensão a mudança, tendem a ruminar preocupações e recuperar-se de forma mais lenta, apresentando também, dificuldade em planejar e seguir objetivos de longo prazo. No entanto, segundo Kathy Bour, nossa mente, assim como nosso corpo, também pode ser treinada, de modo que é possível reprogramar o cérebro, criando novos caminhos neurais, que são desenvolvidos quando praticamos e repetimos novos comportamentos mais saudáveis. Logo, nosso cérebro tem tudo o que precisa para mudar - se expandir, desde que estejamos comprometidos com esta mudança. 

Pesquisas indicam 6 (seis) comportamentos básicos para elevar a flexibilidade psicológica, ou seja, promover o Growth Mindset, que são:

  • Desfusão Cognitiva: Aprender a se desassociar dos pensamentos, evitando as idéias fixas; 

  • Aceitação: Não tentar combater, inibir, resistir ou fugir, julgar ou justificar; 

  • Contato com o momento presente: Atenção no aqui e agora - Mindfulness; 

  • Auto-Observação: Observar o que sentimos e pensamos, e se não estiver de acordo com o que desejamos, decidir o que fazer para gerar novos pensamentos e sentimentos mais adequados; 

  • Valores: Descobrir o que é mais importante, o que nos motiva e direciona; 

  • Compromisso com a ação: Estabelecer objetivos de acordo com valores pessoais, para manter a congruência e atingir objetivos. 

Uma mente aberta, expandida, é mais eficaz em encontrar soluções e livrar-se do stress e portanto, contribui com a ampliação da qualidade de vida e bem-estar. 

Pratique os comportamentos citados acima, arrisque fazer algo novo todos os dias, novos caminhos, novas músicas, novas atividades, novas leituras, conhecer novas pessoas e permita-se transformar, evoluir constantemente, isto certamente fará diferença em sua vida.


Tenha uma vida significativa!

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